Carta do Prior Geral dos Carmelitas

Extraído e traduzido da Revista Escapulario del Carmen ( www.escapulariodelcarmen.org)

FESTA DE NOSSA SENHORA DO MONTE CARMELO

general_0

                         Queridos irmãos e irmãs da Família Carmelita espalhada por todo o mundo, já se aproxima a festa da Virgem do Carmo, e, em muitos lugares, se celebram novenas, se preparam procissões e se honra de muitos modos  Maria, Nossa Mãe e Irmã, sob esta invocação tão afetuosa do Carmelo.
                No dia 16 de julho, toda a Família Carmelita sente-se unida na festa de Maria e celebra com satisfação a proteção maternal da Mãe de todos os carmelitas. Por isso, gostaria, em primeiro lugar, de partilhar com vocês esse contentamento e animá-los a seguir a caminhada sob a guia segura daquela a qual invocamos como “Estrela do Mar”…
                O Escapulário do Carmo, humilde sinal de nossa devoção e consagração a Maria, serve, em muitos lugares, de distintivo e de recordação dessa identidade carmelita, como também de consagração à Virgem do Carmo e de sua terna proteção maternal.  Como sinal que é , nos identifica e nos congrega. O povo simples tem sabido captar a força e o significado deste pequeno sacramental e o realçar com são orgulho durantes estas festas do Carmo.
                Nós, carmelitas, sabemos bem que a festa do Carmo não é somente uma celebração passageira ou sentimental, mas que supõe uma evocação de nossa vocação, identidade e missão. Desde suas origens, o Carmelo sente-se unido à Mãe de Deus, considerando-a a “Domina Loci” (Senhora do Lugar) e colocando sob sua proteção todos os desejos, sonhos e projetos. Também agora, muitos séculos depois, seguimos depositando em suas mãos nossas missões – especialmente em zonas de violência ou de pobreza extrema –,  nossos projetos pastorais, nossas comunidades, nossos anseios… Pedimos-lhe que nos conceda a fidelidade, a sabedoria e a generosidade para poder responder, a partir de nosso carisma, aos pequenos e grandes desafios que enfrentam hoje a Igreja e a sociedade.
                Ela, que é Mãe, nos faça, cada dia, mais fraternos e mais solidários, mais compassivos e mais próximos aos homens e mulheres de nosso tempo.
                Recebam um forte abraço e minha mais cordial felicitação,
                Frei Fernando Millán Romeral, O. Carm.
                Prior Geral

(fonte: Província Carmelitana Pernambucana)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *