Festa de São Pedro e São Paulo

Festa de São Pedro e de São Paulo – 30 de junho de 2013.

S. Pedro e S. Paulo[1]

Mateus 16, 13 – 19. 

Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. Palavra da Salvação.

Reflexão: Aceitação – Ao ser interrogado por Cristo a respeito da sua identidade, Pedro afirma: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”. Jesus alerta: “Não foi nenhum argumento humano que te revelou esta verdade, mas foi o meu Pai que está no céu.” Jesus, percebendo que o Pai revelou o seu segredo a Pedro, resolve revelar outro segredo: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja.” Deste momento em diante Pedro será o substituto de Cristo no mundo e o responsável pelos destinos e mensagens da Igreja de Deus. É uma responsabilidade incalculável, pois substituir e representar Cristo, Deus e homem, no mundo é uma missão que o homem sozinho não pode enfrentar, mas Jesu também afirma: “ as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

Acreditamos na verdade, que o legítimo sucessor de Cristo, nomeado por Ele mesmo, é São Pedro e que o sucessor de Pedro é o nosso Papa Francisco, então explica porque discutimos e discordamos tanto das suas determinações?  Será que manifestações, pronunciamentos e opiniões de autoridades, repórteres, homens de fama são mais importantes e acertadas que a palavra e decisões de nosso Papa Francisco?

Comentário escrito pelo Capelão do Mosteiro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *