Comentário Bíblico

12º Domingo do Tempo Comum – 23 de junho de 2013.

jesus-ruivo-olhos-azuis[1]

Evangelho: Lc 9, 18-24

-* 18 Certo dia, Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou: «Quem dizem as multidões que eu sou?» 19 Eles responderam: «Alguns dizem que tu és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que tu és algum dos antigos profetas que ressuscitou.» 20 Jesus perguntou: «E vocês, quem dizem que eu sou?» Pedro respondeu: «O Messias de Deus.» 21 Então, Jesus proibiu severamente que eles contassem isso a alguém. 22 E acrescentou: «O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto, e ressuscitar no terceiro dia.» 23 Depois Jesus disse a todos: «Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e me siga. 24 Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de mim, esse a salvará.

Reflexão: Compromisso e sacrifício

Em oração junto com os seus discípulos, Jesus revela por meio do Espírito Santo, aos apóstolos a sua divindade e ao mesmo tempo a missão a Ele confiada pelo Pai. Missão esta, cuja verdade será comprovada pela ressurreição, que também confirmará a veracidade da sua mensagem. Missão que se resume em tirar o pecado do mundo e ensinar aos homens de todos os tempos e nações o caminho para construir o convívio com Deus. A realização desta missão, porém implicará o sofrimento.

Ele convida todos a seguir seus passos e viver os seus ensinamentos, dando assim testemunha de vida aos homens de boa vontade. Convida, portanto aos homens de qualquer tempo, também do nosso, a serem anunciadores do caminho da salvação, mas ao mesmo tempo alerta ao homem, que ao aceitar este convite, encontrará obstáculos, dificuldades, tentações e sofrimentos. Mas tudo valerá a pena, pois teremos a garantia da felicidade eterna. Não é esta que pretendemos conquistar?

Comentário escrito pelo Capelão do Mosteiro “Flos Carmeli”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *