Eleições no Mosteiro “Flos Carmeli”

 

Eleições Trienais do Mosteiro “Flos Carmeli” – Jaboticabal – SP 

Com muita alegria queremos comunicar o resultado das eleições que aconteceu no dia 22 de Julho de 2013, com a presença de nosso querido Frei Carlos Mesters, O. Carm., que foi delegado pelo Pe. Provincial Frei Geraldo D’Abadia Pires Maciel, O. Carm, para presidir o Capítulo Eletivo.

As eleições e reuniões transcorreram na paz do Senhor e sob o olhar de Maria, nossa Mãe.

08888888

Irmã Maria do Carmo Silveira Moraes,

foi eleita Priora do Mosteiro.

03333333333 - Cópia Irmã Francisca Marlene Rocha, foi eleita 1º conselheira

sil 1

Irmã Silvana Cristina, foi eleita  2o conselheira.

A comunidade vive um momento de união, amizade, paz e tranqüilidade. Buscamos viver a nossa missão de maneira fiel, promovendo sempre um diálogo construtivo e responsável. Contamos com suas orações para a nossa comunidade. E agradecemos de modo todo especial a Frie Carlos Mesters, que esteve conosco presedindo as elições, sua presença sempre fraterna e cheia de alegria.

DSC02455

Queremos viver com intensidade nossa missão, abraçando o ideal contemplativo do qual nasceu e vive o Carmelo.

Neste novo Triênio, desponta em nós a esperança de uma vivência mais profunda do próprio carisma, estando atentas aos apelos de Deus e aos desafios da Vida Religiosa no mundo de hoje.

DSC02314

O noviciado floresce, e estão sendo preparadas para que, num futuro próximo, possam também abraçar este modo fascinante de seguir a Jesus Cristo.

 Que a Virgem Mãe do Carmelo abençoe a todos.

Conte com nossas orações!

O Papa Francisco está entre nós!

 

EVENTOS

Hino de boas vindas ao Papa Francisco

Seja Bem Vindo

Padre Fábio de Melo

Pode chegar, nossa gente lhe recebe com amor. Essa cidade onde o Cristo Redentor. Abençoa o Rio de Janeiro. Que hoje torna-se o lugar de todos nós. Andamos tanto pra chegar queremos ouvir e ver de perto O servo bendito do Senhor, que à frente caminha a nos guiar. Todos os povos lhe recebem bom pastor, venha mostrar-nos o caminho a seguir, Sua presença nos motiva. Com amor e com paixão fazer discípulos em todas as nações.

Pode chegar, a casa é sua, venha sempre. Na mesa posta preparamos seu lugar. Nossas bandeiras se levantam. Expressão de nossa voz. A lhe dizer que é muito bom lhe ter aqui.

Seja bem vindo! Venha e traga a luz do céu! Seja bem vindo! Mensageiro do Senhor

Seja bem vindo! É tão bom lhe ter aqui! Seja bem vindo! O Brasil lhe rende a alma bom pastor! Seja bem vindo!

images[10]

Festa de Nossa Senhora do Carmo

Revestidos do Escapulário, Carmelitas do mundo inteiro, com Maria a Senhora do Carmo, rendem glória ao Senhor verdadeiro!

DSC02300

Em clima de gratidão, amor, devoção e alegria, celebramos a Solenidade de Nossa Mãe Santíssima do Carmo. O carmelo exultante de alegria, tendo a Família Carmelitana mais que completa representada pelas ordens primeira, segunda, terceira e todo o povo devoto, fez com que este dia memorável se tornasse cada vez mais especial.

Suplicamos a Maria Santíssima que guarde todo o povo de Jaboticabal, que abençoe e proteja a nossa Diocese que a Ela é consagrada, e interceda junto de Deus para que seus filhos sejam sempre abençoados e protegidos pelo seu manto sagrado.

    DSC02351DSC02355

    DSC02357DSC02361DSC02362

  DSC02371DSC02377DSC02353

DSC02383DSC02381DSC02378DSC02386DSC02396

DSC02354

 

Vigília da Festa de Nossa Senhora do Carmo

Uma noite de alegria, de oração e de fraternidade…

Unidos num só coração e numa só alma, ao redor Maria que nos ensina a ter uma fé madura, uma atitude de plena confiança e uma atenção toda especial para com o nosso próximo.

DSC02300

Maria nos ensina a dizer o SIM… nos ensina a ir apressadamente ajudar o irmão; nos mostra que é preciso acreditar na providência de Deus, que é preciso também tomar atitudes, decidir e agir.

Ela nos revela que os momentos difíceis também faz parte do nosso ser cristão… Precisamos cultivar cada vez mais o nosso encontro pessoal com Cristo, com Maria, ter esses momentos que fortificam a nossa adesão ao projeto do Pai, e que é fundamental testemunhar, anunciar Aquele que acreditamos, ser para os outros uma verdadeira benção. Que Nossa Senhora do Carmo nos ajude a sermos cada vez mais fiéis seguidores de Jesus, e autênticos discípulos a levar a a Palavra de Deus a humanidade.

DSC02291DSC02283

DSC02276DSC02289

DSC02123

DSC02293Nossa Senhora me dê a mão cuida do meu coração,

da minha vida do meu destino, do meu caminho,

            Cuida de mim!

 

DSC02275DSC02284

DSC02263DSC02323

DSC02315DSC02292

DSC02298

 Mãe e Esplendor do Carmelo, abençoa a este povo que lhe pertence!

 

 

 

Rumo a Festa de Nossa Senhora do Carmo

Nos aproximando da Festa de Nossa Querida Mãe Santíssima do Carmo, meditamos com grande alegria no sétimo dia da nossa novena, sobre a presença de Maria na Bodas em Caná da Galiléia. Ela como Mãe atenta as necessidades do próximo intercede em favor dos noivos, e nos dá um eterno conselho: “Fazei Tudo o que Ele  vos disser”. Sim, é somente ouvindo atentamente o que Jesus nos diz que podemos alcançar os sentimentos que emana de seu Sagrado Coração. Dedicamos uma oração especila aos casais, para que sejam fortalecidos na fidelidade e no amor que os uniu na construção de uma família.

DSC02133DSC02144

DSC02136

Já no oitavo dia da novena nossa oração foi dirigida aos enfermos; aos nossos irmãos que sofrem pelas dores e angustia de alguma enfermidade, que os fazem completarem em sua própria carne, o que falta à paixão de Cristo. Ao refletir as dores de Maria aos pés da Cruz, vendo seu Filho desfigurado e maltratado, sofrendo as dores da crueldade humana, tomamos o exemplo dessa Mulher de fé forte e corajosa, para assumir os sofrimentos com plena confiança na misericórdia do Pai.

DSC02166

DSC02182DSC02209DSC02191DSC02207

E finalmente chegando o ultimo dia da novena, fizemos a experiencia de estarmo com Maria no cenáculo. Sua materna presença junto aos discípulos na Igreja nascente é como uma coluna a promover a unidade da comunidade que sob a Luz do Espírito Santo é conduzida a todo o mundo para pregar o Evangelho e anunciar Jesus Cristo vivo e Ressuscitado. Nossas orações neste dia foi em especial pela Família Carmelitana que não são somente os frades, as monjas e os leigos consagrados, mas são também todos aqueles que trazem em seus corações um amor filiar a Mãe Santíssima do Carmo, e pelo uso do Santo Escapulário também é um filho consagrado da Virgem Maria do Monte Carmelo.

DSC02212DSC02223DSC02251

DSC02236DSC02242

DSC02243

Novena de Nossa Senhora do Carmo

No quinto dia da Novena de Nossa Senhora do Carmo dedicamos uma oração especial pelas famílias. Pedimos a Deus que, a exemplo da Família de Nazaré, nossas famílias se conservem na fidelidade, no amor e tenham a força para enfrentar os desafios do mundo atual, numa sociedade onde os valores da família humana são descartados como inúteis e ultrapassados.

Façamos de nossas famílias um pedacinho do céu, e tenhamos a coragem de concretizar a Oração pela Família em nossas casas:

DSC02073DSC02074DSC02052

DSC02077DSC02071

Que nenhuma família comece em qualquer de repente.   Que nenhuma família termine por falta de amor.   Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente.   E que nada no mundo separe um casal sonhador!

Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte.   Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois.   Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte   Que eles vivam do ontem, do hoje em função de um depois!

Que a família comece e termine sabendo onde vai.   E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai.   Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor.   E que os filhos conheçam a força que brota do amor!

Abençoa, Senhor, as famílias! Amém!   Abençoa, Senhor, a minha também (bis)

Que marido e mulher tenham força de amar sem medida.   Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão.   Que as crianças aprendam no colo, o sentido da vida.   Que a família celebre a partilha do abraço e do pão!

Que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhos!   Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois!   Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho,   seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois!

Que a família comece e termine sabendo onde vai.   E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai.   Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor.   E que os filhos conheçam a força que brota do amor!

DSC02075DSC02056

Abençoa, Senhor, as famílias! Amém!   Abençoa, Senhor, a minha também (bis)

No sexto dia, meditamos a perda e o encontro do menino Jesus no Templo. Refletimos a aflição de Maria, que não por própria culpa, se perde do Menino Deus, e da alegria aliviada quando o reencontra, porém, com o coração apreenssivo, porque reconhece a missão desse seu menino que “veio  ao mundo para cuidar das coisas de seu Pai” , e nos questionamos das muitas vezes, que nós perdemos Jesus, porque nos afastamos Dele pelos pecados.

É preciso fortaçecer a nossa fé, para não corrermos esse risco de ficarmos longe de Jesus. Rezamos neste dia, de modo todo especial pelos nossos jovens. Pela força jovem da Igreja que se prepara para a Jornada Mundial da Juventude. Vamos juntos dar o devido valor aos nossos jovens, e criar condições para que eles possam  expressar e realizar seus sonhos, para que eles possam com seu vigor e entusiasmo fortalecer a Igreja, e fazer com que tantos outros encontrem em Jesus o verdadeiro sentido para a vida. Que eles levam “no peito uma cruz e em seus corações o que disse Jesus”!

DSC02109

DSC02100DSC02084DSC02098DSC02093

DSC02106

Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede-nos as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.

Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.

Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o Esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protegonistas de um mundo novo. Amém!
MÃE DO CARMELO ABENÇOAI OS NOSSOS JOVENS!

Novena de Nossa Senhora do Carmo

No dia 06 de junho teve início no Carmelo, a Novena em Preparação a  Festa de Nossa Senhora do Carmo de 2013.

Neste ano temos como Tema Central: Com Maria queremos testemunhar nossa fé! E o Lema: “Feliz Aquela que acreditou”Lc 1, 45 “Eis-me aqui, envia-me!”Is 6,8

DSC01840

A fé nos motiva a acreditar e esperar na providência de Deus assim como Maria o fez, e também nos impulsiona a responder: “Eis-me a aqui, envia-me”, para realizar o projeto de Deus em nossa vida e na vida da Igreja, como discípulos e missionários a serviço do Reino.

O pano de fundo para a novena deste ano será a fé de Maria nas diversas situações que ela enfrentou, trazendo para a nossa realidade meditando e refletindo as nossas ações enquanto cristãos diante dos desafios do nosso tempo.

No primeiro dia meditamos: A fé de Maria diante da Anunciação do Anjo, onde vemos Maria que não só aceita ser a Mãe do Filho de Deus, como também se coloca toda inteira à disposição de Deus ao dizer “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua Palavra”.

DSC01860DSC01878DSC01885

 No segundo dia  pudemos  refletir na cena de Maria visitando sua prima Isabel e proclamando o seu Magnificat. Três palavras permaneceram no ambiente da celebração: Escuta – Decisão - Ação. A fé de Nossa Senhora nos desperta para estas três atitudes fundamentais na vida de um cristão. Também rezamos de modo todos especial pelos nossos idosos.

DSC01909DSC01926DSC01919

DSC01932DSC01905

 DSC01921DSC01875DSC01938

Uma noite bem descontraída, foi o quarto dia da novena em que meditamos sobre a fé de Maria diante do verbo que se fez carne, ou seja o nascimento do Menino Jesus. Rezamos de modo todo particular pelas crianças, e elas puderam partilhar as diversas atitudes que deixam o nosso coração triste e distante de Deus.

DSC01960DSC01985DSC02026

 DSC02020DSC02015DSC01990

DSC02033DSC01953DSC01980

O quinto dia nos colocou diante dos olhos: A fé de Maria na apresentação do Menino Jesus no Templo e a profecia de Simeão. E pudemos fazer a experiência de sermos também apresentados ao Senhor pela Virgem Santíssima.

DSC01930DSC01895DSC01950

DSC02004DSC01997DSC01892

 DSC01947

ORAÇÃO

Ó Bendita e Imaculada Virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo! Vós que olhais com especial bondade para quem traz o vosso bendito escapulário, olhai para mim benignamente e cobri-me com o manto de vossa maternal proteção. Fortificai minha fraqueza, iluminai as trevas do meu espírito com a vossa sabedoria, aumentai em mim a fé a esperança e a caridade. Ornai minha alma com a graça e as virtudes que a tornem agradável ao vosso divino Filho. Assisti-me durante a vida, consolai-me na hora da morte com a vossa amável presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho e servo dedicado, e lá do céu, eu quero louvar-vos e bendizer-vos por toda a eternidade. Amém.

 

Carta do Prior Geral dos Carmelitas

Extraído e traduzido da Revista Escapulario del Carmen ( www.escapulariodelcarmen.org)

FESTA DE NOSSA SENHORA DO MONTE CARMELO

general_0

                         Queridos irmãos e irmãs da Família Carmelita espalhada por todo o mundo, já se aproxima a festa da Virgem do Carmo, e, em muitos lugares, se celebram novenas, se preparam procissões e se honra de muitos modos  Maria, Nossa Mãe e Irmã, sob esta invocação tão afetuosa do Carmelo.
                No dia 16 de julho, toda a Família Carmelita sente-se unida na festa de Maria e celebra com satisfação a proteção maternal da Mãe de todos os carmelitas. Por isso, gostaria, em primeiro lugar, de partilhar com vocês esse contentamento e animá-los a seguir a caminhada sob a guia segura daquela a qual invocamos como “Estrela do Mar”…
                O Escapulário do Carmo, humilde sinal de nossa devoção e consagração a Maria, serve, em muitos lugares, de distintivo e de recordação dessa identidade carmelita, como também de consagração à Virgem do Carmo e de sua terna proteção maternal.  Como sinal que é , nos identifica e nos congrega. O povo simples tem sabido captar a força e o significado deste pequeno sacramental e o realçar com são orgulho durantes estas festas do Carmo.
                Nós, carmelitas, sabemos bem que a festa do Carmo não é somente uma celebração passageira ou sentimental, mas que supõe uma evocação de nossa vocação, identidade e missão. Desde suas origens, o Carmelo sente-se unido à Mãe de Deus, considerando-a a “Domina Loci” (Senhora do Lugar) e colocando sob sua proteção todos os desejos, sonhos e projetos. Também agora, muitos séculos depois, seguimos depositando em suas mãos nossas missões – especialmente em zonas de violência ou de pobreza extrema –,  nossos projetos pastorais, nossas comunidades, nossos anseios… Pedimos-lhe que nos conceda a fidelidade, a sabedoria e a generosidade para poder responder, a partir de nosso carisma, aos pequenos e grandes desafios que enfrentam hoje a Igreja e a sociedade.
                Ela, que é Mãe, nos faça, cada dia, mais fraternos e mais solidários, mais compassivos e mais próximos aos homens e mulheres de nosso tempo.
                Recebam um forte abraço e minha mais cordial felicitação,
                Frei Fernando Millán Romeral, O. Carm.
                Prior Geral

(fonte: Província Carmelitana Pernambucana)

Encerramento da Peregrinação de Nossa Senhora do Carmo 2013

 Com Maria queremos testemunhar nossa fé!

Lema: “Feliz Aquela que acreditou”Lc 1, 45

 “Eis-me aqui, envia-me!”Is 6,8

 No ultimo dia 05 de Julho aconteceu o retorno dos grupos de peregrinação de Nossa Senhora do Carmo.

Após a missão realizada os grupos retornaram com o coração repleto de gratidão, pelos benefícios que a visita de Maria Santíssima, proporcionou para as famílias de nossa cidade, e com o desejo de se comprometerem a estar sempre atentos a Palavra de Deus, que oriente e ilumina a caminhada.

Uma festa simples mas cheia de amor e gratidão a Nossa Senhora. Com a presença do Capelão do Mosteiro Frei Batista e do Pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida Pe. Molena, tivemos uma noite de alegria e de graças com apresença de centenas de pessoas que vieram trazendo as imagens que peregrinaram, com as intenções de tantas pessoas que depositaram nas caixinhas e com o gesto concreto da arrecadação para o Hospital do Câncer de Barretos.

DSC01800

DSC01724DSC01797DSC01778

DSC01732DSC01791DSC01728

DSC01782DSC01742DSC01788

DSC01739

Que Nossa Senhora do carmo Abençoe a esta cidade de Jaboticabal e acolha sob sua Materna proteção cada um de seus filhos!

ORIGEM DA DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO

ORIGEM DA DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO

imagesCA13VLKIA Ordem do Carmo é uma Ordem Religiosa que desde a sua origem se distinguiu como uma Ordem eminentemente Mariana: o nosso título jurídico é este: Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Prova desta índole Mariana da Ordem do Carmo está exatamente na existência da primeira capela dedicada a Nossa Senhora construída no Monte Carmelo. AIí naquela capelinha, nasceu entre os Carmelitas, o seu amor e sua devota veneração a SS. Virgem Maria. A nossa devoção a Maria foi crescendo no correr dos anos, criou raízes na Ordem e fora dela e ganhou um impulso extraordinário em meados do século XIII – com a aparição de Nossa Senhora a São Simão Stock entregando-lhe o seu Escapulário.

O que é o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo?

O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo é um sinal externo de devoção a Nossa Senhora, que consiste na Consagração a SS. Virgem mediante a sua recepção e inscrição na Ordem do Carmo, na esperança da proteção materna de Maria! O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo é um Sacramental, isto é, segundo a Doutrina do Vaticano II: Um sinal sagrado segundo o modelo dos Sacramentos, por meio do qual se obtém efeitos sobretudo espirituais pela intercessão da Igreja (Documento Sacrosanto Concilio do Vaticano II, n 60).

2 – Origem do Escapulário – No início do século XIII (1207) nascia no Monte Carmelo na Palestina a Ordem do Carmo, reconhecida e aprovada pelo Papa lnocêncio IV em 1247. Os Eremitas do Monte Carmelo foram logo obrigados a imigrar-se para a Europa. E mesmo na Europa não foram muito bem acolhidos em razão do seu estilo de vida diferente de outras Ordens Religiosas e foram até ameaçados de extinção. Em meio à angústia e sofrimentos o Superior Geral São Simão Stock, suplicava com insistência a ajuda e proteção da SS. Virgem com esta oração:

OlomcP060Virgem do Carmo,Vinha florida, Esplendor do Céu,Virgem Mãe incomparável, Doce Mãe, mas sempre Virgem,sede propícia,aos Carmelitas, Ó Estrela do Mar!

Conforme firme tradição, São Simão Stock teve uma visão em 1251, apareceu-lhe Nossa Senhora, trazendo em sua mão o Escapulário dizendo: Meu filho muito amado, eis o Escapulário que será distintivo da tua Ordem. Aceita-o como um penhor de bênção que alcancei para ti e para todos os membros da Ordem do Carmo. Aquele que morrer piedosamente, vestido com este Escapulário, participará da eterna salvação! Nós chamamos isto de grande promessa. Em 1951, a Ordem do Carmo comemorou o 70 Centenário deste Dom de Maria aos Carmelitas. Nessa ocasião, o Papa Pio Xli escreveu aos Carmelitas uma Carta Apostólica, dizendo: Na verdade, não se trata de um assunto de pouca importância, mas trata-se da consecução da vida eterna em virtude da promessa feita, segundo a tradição, pela SS. Virgem. A importância do santo Escapulário como uma veste Mariana, é prenda e sinal da proteção da Mãe de Deus. Mas que não pensem aqueles que se revestem do Escapulário que possam alcançar a salvação eterna, entregando-se à inércia e à preguiça espiritual (Pio XII 6 de março de 1950).  A partir da aparição de Nossa Senhora a São Simão Stock, esta devoção Mariana foi criando corpo espalhando-se pela Europa e fora da Europa, por toda a parte, tornando-se uma devoção muito popular.

3 – O significado simbólico do Escapulário do Carmo – Ao se revestir do Escapulário durante a vida é bom que se saiba o seu profundo e rico significado simbólico como pertença e afiliação a Ordem do Carmo, com a obrigação de viver conforme a sua espiritualidade e o seu carisma; quem dele se reveste, deve ter sempre presente a Santíssima Virgem, procurando imitá-la em suas virtudes; viver e agir como Ela o fez e, como Ela fazer sempre a vontade de Deus. O Escapulário do Carmo é um Memorial de todas as virtudes de Maria. Todos nós, religiosos e leigos, que nos revestimos do Escapulário, estabelecemos um vínculo de amor a Maria, pertencemos à sua família. O Escapulário – Memorial da Virgem – deve ser visto como um espelho de humildade e castidade. Pio XII, em sua carta, exortou os fiéis a que vejam, em sua forma tão simples, um compêndio de modéstia e candura, e que vejam nele como um simbolismo da oração com a qual se invoca o auxílio divino e que, enfim reconheçam nele a Consagração ao Sacratissimo Coração da Virgem Imaculada.

imagesCA88BY0S4 – A proteção maternal de Maria – A SS.Virgem, através dos séculos, sempre manifestou a sua poderosa proteção a todos os fiéis devotos que se revestem do Escapulário durante a vida contra todos os perigos do corpo e da alma, além da proteção ao morrer na graça de Deus; é proverbial, entre os Carmelitas, esta sentença referente aos que usam o Escapulário: Na vida protejo, na morte ajudo e depois da morte salvo. (Pio XII, 6 de agosto de 1950).

DSCF1003

fonte : Provincia Carmelitana Santo Elias